Radar Uberaba

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Gigantesco Drone do Facebook decola dos EUA

Drone "Aquila" movido a energia solar será usado como servidor de internet em regiões remotas



Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, postou uma importante notícia em sua time-line. O Aquila, aeronave não-tripulada desenvolvida pelo “Facebook Connectivity Lab”, o laboratório de tecnologias avançadas da empresa, completou com sucesso, nesta quinta-feira (21), seu primeiro voo, em Yuma, Arizona, nos Estados Unidos.



O avião do Facebook é coberto com painéis solares, que recarregam as baterias dos quatro motores elétricos. Nessa configuração, a autonomia de uma aeronave não tripulada pode durar dias ou até meses. Com essa qualidade, Zuckerberg planeja utilizar o Aquila como “servidor voador” e assim oferecer acesso à internet em regiões remotas.
De acordo com o Facebook, o Aquila foi projetado para alcançar altitudes próximas dos 20 mil metros e voar em baixa velocidade, cerca de 120 km/h. Apesar de grande, com envergadura maior que a do Boeing 737 (quase 35 metros), o drone em formato de asa é leve: pesa apenas 453 kg.



Enquanto voar de dia, como explica a página, a aeronave captará energia solar para manter os motores e sistemas funcionando, mas também guardará outra parte para continuar voando e operando a noite.

Postagem em destaque

MSFS2020