FORAM 50 MINUTOS DE VOO SOBRE A SUÉCIA E O MAR
BÁLTICO
Os Capitães Gustavo de
Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas se tornaram na manhã desta
quarta-feira (19/11) os primeiros pilotos brasileiros a cumprirem uma missão de
treinamento em aeronaves Gripen. Eles voaram durante 50 minutos em aviões
Gripen D, acompanhados por pilotos da Força Aérea da Suécia. O pouso ocorreu às
10 horas da manhã na base de Satenas, na Suécia (6 horas no horário de
Brasília).
“Foi melhor do que eu
esperava”, disse o Capitão Fórneas. “A aeronave é de pilotagem dócil”, elogiou.
A principal característica notada pelos brasileiros até agora foi a vantagem
aerodinâmica proporcionada pelos canards, pequenas asas localizadas na frente
do Gripen. “A distância de pouso é extremamente pequena”, contou. Os dois Gripens voaram em uma área de instrução
sobre a Suécia e o Mar Báltico. Após a decolagem, foi realizada uma subida até
10.638 metros de altura em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros
por segundo. Para cumprir o cronograma de treinamento proposto pelos suecos, os
brasileiros também realizaram acrobacias juntos nessa que é chamada de fase de
familiarização.
Diferentemente dos demais brasileiros que já voaram no Gripen em testes, os dois aviadores têm agora a responsabilidade sobre as aeronaves e treinam para dominarem todos os sistemas dos caças. Três horas após o pouso, os pilotos já seguiram para um novo treinamento no simulador de voo.
Diferentemente dos demais brasileiros que já voaram no Gripen em testes, os dois aviadores têm agora a responsabilidade sobre as aeronaves e treinam para dominarem todos os sistemas dos caças. Três horas após o pouso, os pilotos já seguiram para um novo treinamento no simulador de voo.
Formados
pela Academia da Força Aérea, o Capitão Fórneas era piloto de caças F-5 e o
Capitão Pascotto comandava caças Mirage 2000. Ambos vão passar seis meses em
treinamento na Suécia e se tornarão os primeiros brasileiros instrutores de
Gripen
O
contrato de aquisição de 36 aeronaves foi assinado em 24 de outubro. A
expectativa é de entrega dos aviões entre 2019 e 2024.
Fonte:http://www.aereo.jor.br/
Fonte:http://www.aereo.jor.br/