Radar Uberaba

terça-feira, 22 de março de 2016

Entenda o Significado dos Prefixo dos Aviões

Cada país possui sequências de siglas especificas para identificação nacional e internacional, os chamados prefixos aeronáuticos.



A forma de identificação mais comum utilizada atualmente começa pelo prefixo de nacionalidade. A sigla pode ser composta por uma ou duas letras, uma letra ou um número, ou ainda uma letra e um número combinados. Já a segunda parte, separada pelo hífen, é a “marca de matrícula”, com mais três letras ou três números, ou também letras e números misturados.

O controle desses códigos é realizado pela ICAO (sigla em inglês para Organização da Aviação Civil Internacional), sediada em Montreal, no Canadá.

Os prefixos que identificam aeronaves privadas e comerciais do Brasil são “PT”, “PR”, “PP”, “PS” e “PU”. Já as matrículas são formadas apenas por letras. “Com o aumento da frota nacional nos últimos anos, a ANAC solicitou mais prefixos ao ICAO”, 

Existem ainda países com padrões exclusivos. Nos Estados Unidos, a frota de aeronaves tomou uma proporção tão grande que foi preciso criar um sistema especial, com mais possibilidades de combinações de letras e números. Soluções semelhantes também foram adotadas para a França, Reino Unido e China, também devido ao tamanho das frotas de aeronaves que voam nesses países.

Como manda o regulamento da ICAO, a identificação de uma aeronave de asa fixa deve aparecer em cima e em baixo das asas e nas laterais da fuselagem. Já os helicópteros levam a marca na carenagem do eixo de rotor de cauda ou na seção dianteira,  geralmente próximo ao motor ou na tampa do bagageiro.



Há restrições quando uma companhia aérea compra um avião, novo ou usado, ao registrá-lo em seu país de origem ela pode escolher a matrícula que vai utilizar. No Brasil, a maioria das empresas coloca suas iniciais após o prefixo. A  Gol, por exemplo, já teve um Boeing 737 com o registro “PR-GOL”. Aeronaves da Azul e Avianca,  têm a maioria de suas matrículas começando com letra “A”. A Tam preferiu utilizar o “M”.

A ICAO, porém, restringe algumas possibilidades. É proibido no mundo todo marcas em aeronaves iniciadas com a letra Q ou que tenham W como segunda letra. Os arranjos “SOS”, “XXX”, “PAN”, “TTT”, “VFR”, “IFR”, “VMC” e “IMC” não podem ser usados. Os motivos vão desde  de dificuldades de dicção a insinuações que podem soar pejorativas.

Fonte: Airway

Postagem em destaque

MSFS2020